Dizem
que entre os hebreus, o diagnóstico da lepra não estava a cargo dos médicos e
sim dos sacerdotes. Ela era considerada evidência de pecado, que se traduzia
tanto na corrupção da carne como na do espírito – não raro, era vista como
expressão de um castigo divino. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
diz que, no sentido figurativo, “leproso” é aquele cujo convívio é maléfico ou
extremamente desagradável, uma pessoa perversa, ruim, que provoca repulsa,
nojo.
Desde
a mais remota antiguidade a lepra está relacionada a algo muito repulsivo. São
muitas as referências em várias culturas a essa doença que tem as mais
negativas conotações de peste. Nos últimos tempos, a informação, a
ciência, a medicina e o esclarecimento tem servido para diminuir esse estigma.
Cada vez mais, ao invés de lepra, de “leproso”, usa-se a denominação de
“doente de hanseníase”. E as pessoas que sofrem deste problema estão sendo cada
vez mais respeitadas e recebendo tratamento mais humanizado.
No
entanto, ao mesmo tempo que vai se retirando essa carga pavorosa ligada a
hanseníase, uma atividade humana vai ganhando todas esses percepções horríveis
e se caracterizando cada vez mais como a nova lepra dos nossos dias. Essa
atividade é a política. No Brasil, onde vemos e vivemos a realidade cotidiana,
a política já virou praticamente sinônimo de lepra e, muitas vezes, de algo até
pior.
Nas
últimas semanas estão sendo votadas na Câmara dos Deputados, várias alterações
no jogo eleitoral brasileiro. Em tese, a intenção seria melhorar o processo
político-eleitoral, eliminando falhas e reduzindo a influência da grana, do
poder do dinheiro. Mas o que a maioria dos políticos faz é isolar a política,
reduzir os espaços, tempos e a visibilidade da política e dos debates das
eleições, numa espécie de mea culpa absurdo, com os políticos admitindo que a
população precisa ser protegida dos próprios políticos, como se protege uma
comunidade de uma doença.
Os
nobres parlamentares brasileiros estão analisando propostas absurdas, como
redução do já curto período de campanha de 90 para 45 dias. A ideia é reduzir
os programas políticos e aumentar as inserções em formato de comercial,
deixando a discussão mais superficial e caricata. Estuda-se também a limitação
de linguagem publicitária, ou seja, querem que a politica se comunique sem usar
técnicas de comunicação, num país que tem e faz uma das melhores televisões e uma
das publicidades mais geniais do mundo.
Os
meios de comunicação tem suas linguagens próprias, portanto, querer que um candidato vá
pra a televisão ou rádio falando como se estivesse fazendo um discurso num
plenário, torna a comunicação chata, inacessível, repulsiva, uma lepra cada vez
mais perturbadora. Ou seja, isso só vai afastar ainda mais o pequeno interesse, principalmente
dos mais jovens, de questões cruciais como orçamento, impostos, privatização,
estatização, entre outros pontos vitais.
Outra
ideia distorcida é proibir cartazes e carros de som, ou seja, tirar as
campanhas da rua, tornar a eleição invisível, subterrânea, como se a política
não fizesse parte da vida, como religião, esporte ou o comércio. Na suposta boa
intenção de diminuir a força do poder político, não se ataca a raiz do
problema, apenas se tira o sofá da sala para que a filha não transe com o
namorado quando a família estiver fora.
A
política age reativamente, com imediatismo, jogada para a platéia, ao invés de
assumir seu papel da criadora de condições responsáveis para o desenvolvimento
e a convivência social. Pouco ou nada se fala de financiamento empresarial, do
excessivo número de partidos, de problemas estruturais. Ter campanhas mais
baratas é necessário e possível sim, mas não é afastando a população da política
que vamos esclarecer, atrair participação e contribuição de ideias dos cidadãos
anônimos.
A comunicação política e eleitoral é um direito de cada cidadão e está prevista na Lei, assim como a comunicação pública de órgãos públicos. A sociedade já sabe que eleições têm custos, mas precisa entender que determinadas despesas são indispensáveis para que funcionem os poderes Legislativo e Executivo. No Brasil e em qualquer outro lugar do planeta, os custos de programas de televisão, rádio, cartazes, internet, não representam o total declarado na prestação de contas dos partidos aos Tribunais, significam apenas uma parte.
É preciso reduzir o custo das alianças eleitorais e isso se faz buscando formas de mudar os acordos feitos para se conseguir apoio de partidos, entidades, organizações e instituições. Não se engane (ou se deixe enganar), é esse o verdadeiro item mais caro das campanhas eleitorais que se repetem a cada dois anos no país.
É preciso reduzir o custo das alianças eleitorais e isso se faz buscando formas de mudar os acordos feitos para se conseguir apoio de partidos, entidades, organizações e instituições. Não se engane (ou se deixe enganar), é esse o verdadeiro item mais caro das campanhas eleitorais que se repetem a cada dois anos no país.
O
Brasil precisa punir os políticos ruins e incompetentes, bem como repensar os sistemas como um todo, em especial nessas questões mais profundas e que realmente fazem a diferença no resultado final, mas não pode fazer
isso como quem joga defensivos agrícolas sem critério algum sobre a plantação.
Vai conseguir matar as pragas, mas também o alimento.
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